Geopark Corumbataí é destaque no 7º Fórum em Defesa do Corumbataí

Projeto Geopark Corumbataí é apresentado a todos os presentes no 7º Fórum em Defesa do Corumbataí

No dia 29, equipe do Projeto Geopark Corumbataí esteve presente na 7ª edição do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. O evento aconteceu no auditório da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA). Participam do Fórum membros do poder público, empresas, organizações do terceiro setor e demais membros da sociedade.

Presentes na 7ª edição do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí
Presentes na 7ª edição do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. Foto: Davi Negri.

O Fórum foi instituído em 13 de fevereiro de 2004, composto por oito cidades: Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba, tendo como intuito principal unir forças políticas entre as cidades, na busca de recursos que priorizem a recuperação e promoção da bacia do rio Corumbataí.

Mesa de Abertura do 7º Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí
Mesa de Abertura do 7º Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí

O Fórum se iniciou com as saudações da mesa de abertura e a retrospectiva das atividades do grupo. Em seguida foram prestigiadas iniciativas que visam melhorar gestão e conservação das águas no município. O Prof. Dr. José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE UNESP Rio Claro), apresentou o Projeto Geopark Corumbataí, seus objetivos e realizações. O diretor salientou que é importante a dedicação de todos os municípios. O Projeto Geopark Corumbataí deve se desenvolver de forma integrada, incluindo e beneficiando a todos.

Apresentação do Prof. Alexandre Perinotto, diretor do IGCE UNESP, sobre o Geopark Corumbataí
Apresentação do Prof. Alexandre Perinotto, diretor do IGCE UNESP, sobre o Geopark Corumbataí

Perinotto lembrou que o projeto teve início com o PCJ, em posterior parceria com a Unicamp e UNESP, promovendo desenvolvimento social e econômico, preservando a cultura regional. O diretor também falou da geodiversidade na região, como o registro da separação dos continentes, o Aquífero Guarani, com cavernas e grutas, com potencial turístico enorme.

Com informações/Imagens: Câmara Piracicaba.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: