Educadores e ambientalistas de Vinhedo visitam o Geopark Corumbataí

Objetivo da visita foi conhecer sítios de interesse geológico para planejar um excursão geoeducativa com alunos do Ensino Médio da rede pública
Equipe de Vinhedo visita o Museu de Rochas e Minerais, localizado na Unesp Rio Claro. Foto: André Kolya.

Nesta quinta (28/03), uma equipe de Vinhedo veio até o Geopark Corumbataí para uma visita aos atrativos locais. A equipe visitante contou com um diretor de escola, um professor de geografia e 3 servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

A visita durou cerca de 6 horas, nas quais o grupo conheceu 3 sítios de interesse geológico. Os locais visitados foram a Pedreira Irati, o Museu de Minerais, Minérios e Rochas e o Museu de Paleontologia e Estratigrafia.

Grupo observa talude e bota-fora na Pedreira Irati. Foto: André Kolya.

O grupo pôde dispor de acompanhamento por uma equipe do curso de geologia da Unesp Rio Claro. O Prof. Dr. José Eduardo Zaine, o Dr. Flávio Rodrigues e o mestrando André Kolya apresentaram a geodiversidade e o geopatrimônio do Geopark e deram exemplos de como os sítios visitados podem ser aproveitados em roteiros de estudo do meio com alunos de diversas idades.

Além dos pontos visitados, os visitantes também foram informados de outros pontos do Projeto. O grupo também recebeu o mapa ilustrado Geopark e teve contato com outros materiais interpretativos. De acordo com os visitantes, a excursão foi muito produtiva. A partir dos resultados, a próxima etapa será o planejamento do roteiro com os alunos do município de Vinhedo.

Prof. Dr. Zaine mostra aos visitantes de Vinhedo fósseis encontrados na região do Geopark em exposição montada pelo Museu de Paleontologia e Estratigrafia. Foto: André Kolya.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: