A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), também conhecida como Horto Florestal, constituiu a fazenda Santo Antônio, originalmente. Desde 2002, passou à categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável, como Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”. Localiza-se na parte leste do município de Rio Claro, fazendo divisa com Santa Gertrudes, e é administrada pela Fundação Florestal, autarquia ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Estado de São Paulo.
A história deste geossítio remete ao início do século XX, quando a então Companhia Paulista de Estradas de Ferro criou hortos florestais para suprir a demanda de madeira para os dormentes das ferrovias e de carvão para as locomotivas. Em Rio Claro, o horto teve início em 1909, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que visitou a Austrália, de onde foi trazida mais de uma centena de espécies de eucalipto, para que se adaptassem a essa área, ao lado de parte da vegetação nativa preservada. O Museu do Eucalipto conta a história da antiga fazenda Santo Antônio e do eucalipto, que tão bem se adaptou ao local.
Com 2.230 hectares de área, a FEENA dispõe de trilhas ecológicas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, casarões históricos, a igreja de Santo Antônio, um lago artificial, constituído pelas nascentes dos córregos Ibitinga e Santo Antônio, além de diversos espaços de convivência, que são amplamente visitados por moradores locais e turistas.