Mesossaurídeos de Assistência

Espécime do fóssil Mesossaurídeo coletado na área do futuro Parque Geológico de Assistência, Rio Claro. Foto: André Kolya.

Este geossítio ocupa uma lavra ativa da Pedreira Partecal, no distrito de Assistência, município de Rio Claro, com acesso pelo km 7 da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), sentido Piracicaba.

Exibe a seção-tipo do Membro Assistência, da Formação Irati (Permiano), caracterizada por uma camada basal de calcário de 3 a 4 metros de espessura, sobreposta por intercalações rítmicas de calcários e folhelhos betuminosos. Também são encontradas lentes de sílex, de origem diagenética, que serviram de matéria-prima para a confecção de ferramentas pelos povos pré-históricos da região. O calcário extraído é usado na agricultura, como corretivo de solo ácido.

O maior destaque deste geossítio é seu valor científico, devido ao conteúdo fossilífero, com registros frequentes de ossos de répteis Mesossaurídeos, na forma de vértebras articuladas ou soltas, costelas, mais raros os fósseis do crânio pela fragilidade, de hábito marinho, que também são registrados na Bacia do Karoo, na África, o que contribuiu para reforçar a Teoria da Deriva Continental, sugerindo que os continentes sul-americano e africano estavam unidos durante o Permiano.

A empresa Partecal, responsável pela atividade na mina, deve encerrar sua extração até meados de 2023, fazendo a cessão em comodato da área para a Prefeitura de Rio Claro, havendo já o projeto preliminar de implantação do Parque Geológico de Assistência.