Prefeitura de Rio Claro e Geoparque recebem escola de Jaú no Geossítio dos Mesosaurus

Turma da Eletiva “As Cores da Terra”, durante a visita. Foto: Prof. Lucas Ferreira.

Nesta sexta, 10 de novembro, o Projeto Geoparque Corumbataí realizou atividade no geossítio dos Mesosaurus de Assistência, envolvendo uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Rio Claro e com a Escola Estadual Profa. Ana Franco da Rocha Brando.

Roda de conversa com os estudantes. Foto: Prof. Lucas Ferreira.

O dia iniciou com uma visita técnica do Secretário Leandro Geniselli e equipe ao geossítio. O objetivo da visita foi monitorar o andamento dos serviços de conformação topográfica do futuro parque geológico a ser instalado no local.

Alunos observam as sequências de rochas da Formação Irati. Foto: Leandro Geniselli.

A equipe aproveitou para acompanhar a visita pedagógica da Escola Estadual Profa. Ana Franco da Rocha, que viajou de Jaú até Rio Claro para conhecer o território do Geoparque. A visita faz parte da disciplina eletiva “As Cores da Terra”, coordenada pelos Profs. Lucas (Geografia) e Adriana (Química).

Os estudantes de Ensino Médio puderam conhecer as rochas e fósseis da Formação Irati, aprendendo sobre a evolução do desenvolvimento do Planeta nos últimos 300 milhões de anos do tempo geológico. Um destaque foram os fragmentos fossilizados do réptil Mesosaurus, cuja descoberta, no século XIX, ajudou na comprovação de uma das mais importantes teorias da Geologia: a tectônica de placas.

Aluna utiliza a lupa para observar detalhes nos fragmentos fósseis de Mesosaurus. Foto: Prof. Lucas Ferreira.

A visita contou com a monitoria pedagógica da graduanda em geologia Isabela Dall’Acqua e apoio do geólogo André Kolya, da equipe do Geoparque Corumbataí. A equipe da prefeitura de Rio Claro acolheu aos visitantes de Jaú, fornecendo apoio logístico e hospitalidade.

Monitora Isabela Dall’Acqua apresenta ao grupo os mapas e figuras interpretativas, ressaltando a relevância do Geopatrimônio local. Foto: André Kolya.

A excursão seguiu para a Unesp Câmpus de Rio Claro, para conhecer o Museu de Minerais, Minérios e Rochas “Prof. Dr. Heinz Ebert” e o Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim”.

Foi uma super experiência educacional. Que esse projeto perdure por longos anos, cresça e dê muitos frutos.

Prof. Lucas Ferreira

A excursão foi muito proveitosa, sendo a participação ativa dos estudantes muito enriquecedora para a experiência. Além disso, a atividade fortaleceu a cooperação entre as equipes da Prefeitura de Rio Claro e do Projeto Geoparque Corumbataí.

Da esquerda para a direita: Secretário Leandro Geniselli, Prof. Lucas Ferreira, Geólogo André Kolya e monitora Isabela Dall’Acqua. Foto: Ricardo.

Avançam as Pesquisas no Geossítio Mãe Preta em Rio Claro (vídeo)

Na última sexta-feira (14/07/2023) uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores da UNESP Rio Claro e Bauru e gestores públicos de Rio Claro, esteve presente na Voçoroca da Mãe Preta, geossítio do Projeto Geoparque Corumbataí, localizado em Rio Claro (SP), para uma atividade conjunta de interpretação e caracterização da paisagem. Assista ao vídeo da reportagem no final desta matéria.

Equipe que participou das atividades no dia 14/07/2023. Foto: José Alexandre Perinotto.

O local é uma seção-tipo da Formação Rio Claro (cenozoica) onde ocorrem arenitos e argilitos com pequenos fósseis vegetais de cerca de 30 milhões de anos que contam uma longa história sobre a evolução geológica da paisagem. Atualmente, a área compreende toda a região de cabeceira do Córrego Mãe Preta, um pequeno afluente do Ribeirão Claro (manancial de abastecimento público do município).

Formação Rio Claro: o local é a seção tipo, ou seja, o melhor local para observação da sequência de rochas predominantemente arenosas (bege), com algumas camadas argilosas (roxo) contendo fósseis de vegetais. Foto: Maria Vitoria Baptista.

O objetivo da atividade foi identificar e coletar dados sobre as potenciais áreas, trilhas e pontos de interesse do geossítio que apoiem a proposta de criação de um Parque Natural Municipal. A atividade faz parte de uma pesquisa de mestrado vinculada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro que visa levantar subsídios científicos e políticos para propor a implementação de uma Unidade de Conservação Municipal com foco na proteção do geopatrimônio da Voçoroca da Mãe Preta e na valorização do espaço como uma área de lazer para a comunidade do entorno, mas que conta também com grande potencial científico e educativo.

Equipe observa a área e discute particularidades do local para incentivar o uso sustentável. Foto: José Eduardo Zaine.

Para isso, o projeto conta com a parceria de arquitetas do curso de Arquitetura e Paisagismo da UNESP Bauru, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e e também com o apoio fundamental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. Foram percorridos cerca de 600m de trilhas no interior da voçoroca e identificados atrativos do patrimônio geológico, paleontológico, hidrológico e biológico que evidenciam a relevância ambiental e científica da Voçoroca da Mãe Preta. Estar em contato com toda a bio e a geodiversidade presente foi fundamental para a discussão e proposição de ideias e possibilidades para o espaço.

A pesquisadora Maria Vitoria Baptista conversa com a equipe da TV Claret aceca da relevância do Geossítio Mãe Preta. Foto: José Eduardo Zaine.

Aproveitando a presença da equipe, a TV Claret, emissora local de Rio Claro, esteve de prontidão acompanhando todo o trabalho de campo e entrevistando os integrantes para compor uma matéria especial sobre o geossítio e todo o projeto que vem sendo desenvolvido, a ser exibida ainda essa semana. Assista ao vídeo abaixo:

Participe do Dia do Geoturismo 2023

No sábado, 8 de abril de 2023 será celebrado o Dia do Geoturismo, coordenado pela Rede de Geoparques e pelo Escritório Regional da UNESCO América Latina e Caribe.

A data é comemorada desde 2017 com atividades como:

  • Atividades culturais típicas (danças, teatro, concertos, feiras de geoprodutos, contação de histórias etc.)
  • Visitas guiadas a atrativos naturais e culturais (geossítios, museus, universidades, centros culturais, exposições etc.)
  • Trilhas ou eventos esportivos na zona rural (caminhadas, corridas, passeios ciclísticos etc.)
  • Palestras com temas ligados à cultura, meio ambiente e sentimento de pertencimento

Em 2023 convidamos você a participar de uma das atividades promovidas pelos parceiros do Geoparque Corumbataí. Confira as atividades na listaou no mapa abaixo:

Atividades Programadas (Clique na atividade para detalhes)

Turnê de divulgação do Livro Geoparque Corumbataí chega a Santa Gertrudes

Nesta quinta, 2 de fevereiro, a equipe do Projeto Geoparque Corumbataí esteve em Santa Gertrudes para dar sequência a turnê de divulgação do Livro do Geoparque Corumbataí, lançado em novembro de 2022.

A equipe foi calorosamente recepcionada pelo Prefeito Lázaro Noé da Silva (o Gino da Farmácia), pela Secretária de Meio Ambiente, Marie Caroline Koch de Moraes, pelo Secretário de Cultura e Turismo, Lázaro Maciel, a Diretora de Meio Ambiente Flávia Crivellari e a Representante da Educação, Marina Duarte Cattae Lima.

Da esquerda para a direita: Secretário de Cultura e Turismo, Lázaro Maciel; Secretária de Meio Ambiente, Marie Caroline Koch de Moraes; Diretora de Meio Ambiente Flávia Crivellari;  Representante da Educação, Marina Duarte Cattae Lima; Geólogo André de Andrade Kolya; Prefeito Lázaro Noé da Silva; Profa. Mariselma Ferreira Zaine e Prof. José Eduardo Zaine.
Da esquerda para a direita: Secretário de Cultura e Turismo, Lázaro Maciel; Secretária de Meio Ambiente, Marie Caroline Koch de Moraes; Diretora de Meio Ambiente Flávia Crivellari; Representante da Educação, Marina Duarte Cattae Lima; Geólogo André de Andrade Kolya; Prefeito Lázaro Noé da Silva; Profa. Mariselma Ferreira Zaine e Prof. José Eduardo Zaine. Foto: Pâmela (Prefeitura de Santa Gertrudes).

Durante a reunião, a equipe do Geoparque fez uma retrospectiva das ações do projeto em Santa Gertrudes e apresentou a relevância do município dentro do livro. A relação do Projeto com Santa Gertrudes começou em 2017 e, desde então, foram desenvolvidas diversas visitas, pesquisas científicas e materiais educativos.

Rodovia com placa marrom, turística, indicando a entrada no território Geoparque Corumbataí
Concepção ilustrativa do portal do território Geoparque Corumbataí. Fonte: PGp Corumbataí.

Santa Gertrudes está representada no Livro em diversos mapas, quadros, gráficos e tabelas com informações ambientais, culturais e socioeconômicas. O município se destaca por ser o portal de entrada no território do Geoparque Corumbataí para a região de Limeira, Campinas e São Paulo. O Mirante “Mata do Caju”, um dos Geossítios de destaque, é um ponto de parada obrigatório para os ciclistas admirarem o Front completo da Serra de Itaqueri, algo único do município.

Além disso, Santa Gertrudes é o maior polo cerâmico das Américas em produção e o segundo maior do mundo. A relevância dos serviços ambientais relacionados à Indústria Cerâmica tem grande impacto no turismo educativo (com escolas visitando pedreiras e indústrias) e de negócios. A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) é uma das apoiadoras do Livro do Geoparque.

Por fim, a equipe comentou sobre a estratégias de ressignificação das antigas pedreiras de argila, que têm potencial para se tornarem museus a céu aberto ou até mesmo reservatórios de água para abastecimento público.

Durante a crise hídrica, as pedreiras de Santa Gertrudes forneceram água para abastecer o município de Cordeirópolis, demonstrando o importante papel deste recurso na Integração Regional

Prefeito Lázaro Noé da Silva

O Livro tem grande potencial de uso na Educação, como fonte de informações para professores e alunos, que poderão aprender sobre as características do território e a evolução da história natural, sempre pautadas nas atributos propios do município, fortalecendo, assim, o sentimento de pertencimento da comunidade.

Além disso, o Livro é uma excelente lembrança para os turistas que visitam o território levar para casa e presentear amigos e parentes. A divulgação orgânica deve aguçar cada vez mais pessoas a conhecer as belezas e patrimônios de Santa Gertrudes e região.

Equipes discutem potencialidades do território e parcerias. Foto: Pâmela (Prefeitura de Santa Gertrudes).

A partir deste encontro, a Prefeitura de Santa Gertrudes e a equipe do Geoparque Corumbataí devem firmar novas parcerias para viabilizar a disponibilização de livros para a comunidade e para desenvolver ainda mais atividade de educação geoética e cidadã.

Você também pode adquirir um exemplar do Livro Geoparque Corumbataí, e com isso, contribuir com o desenvolvimento do Projeto.

Imagem da capa do Livro Geoparque Corumbataí, mostrando o título da obra, os nomes dos organizadores e das instituições apoiadoras e uma foto, de autoria de André Kolya, mostrando parte da Serra de Itaqueri, no município de Itirapina.

Analândia inaugura turnê de divulgação do Livro Geoparque Corumbataí

Analândia inaugura turnê de divulgação do Livro Geoparque Corumbataí

Nesta quarta, 25 de janeiro, a equipe do Projeto Geoparque Corumbataí esteve em Analândia para iniciar a turnê de divulgação do Livro do Geoparque Corumbataí, lançado em novembro de 2022.

Foto em uma sala de reuniões com 5 pessoas em pé, em frente de uma foto aérea do município de Analândia. As pessoas estão segurando o Livro do Geoparque Corumbataí, o brasão de Analândia e uma bandeira do Projeto Geoparque Corumbataí. Da esquerda para a direita: Secretário Odair Mistro, Secretária Letícia Duz, Professora Mariselma Zaine, Prefeito Paulo Franceschini e Geólogo André Kolya.
Da esquerda para a direita: Secretário Odair Mistro, Secretária Letícia Duz, Professora Mariselma Zaine, Prefeito Paulo Franceschini e Geólogo André Kolya.

A equipe foi calorosamente recepcionada pelo Prefeito Paulo Henrique Franceschini, pela Secretária de Turismo, Juventude, Esporte, Lazer e Cultura, Ana Letícia Tristão Duz e pelo Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Odair José Argentino Mistro.

Durante a reunião, a equipe do Geoparque fez uma retrospectiva das ações do projeto em Analândia e apresentou a relevância do município dentro do livro. A relação do Projeto com Analândia começou em 2017 e, desde então, foram desenvolvidas diversas visitas, pesquisas científicas, excursões e materiais educativos.

Páginas abertas do Livro Geoparque Corumbataí, mostrando uma grande foto destacada com relevo de serras e morros testemunhos ao final de tarde e, ao lado, um texto descritivo do Geossítio Morro do Cuscuzeiro, um mapa de localização e uma ficha de informações para visitação.
Paisagens de Analândia são um dos maiores destaques do Livro. Na foto, uma das imagens destacadas do livro, mostrando os Morros Testemunhos do Cuscuzeiro e Camelo.

Analândia está representada no Livro em 15 fotos, 4 geossítios e diversos mapas e informações ambientais, culturais e socioeconômicas. O município se destaca por abrigar a nascente do Rio Corumbataí, pelas paisagens de serras e morros testemunhos (como os Morros do Cuscuzeiro e Camelo) e pelas áreas de recarga e nascentes do Aquífero Guarani.

O Livro tem grande potencial de uso na Educação, como fonte de informações para professores e alunos, que poderão aprender sobre as características do território e a evolução da história natural, sempre pautadas nas atributos propios do município, fortalecendo, assim, o sentimento de pertencimento da comunidade.

Imagem do Brasão de Analândia, que é composto, entre outros itens, por uma imagem do Morro do Cuscuzeiro.
A paisagem dominada pelo Morro do Cuscuzeiro está presente até no Brasão do município.

Além disso, o Livro é uma excelente lembrança para os turistas que visitam o território levar para casa e presentear amigos e parentes. A divulgação orgânica deve aguçar cada vez mais pessoas a conhecer as belezas e patrimônios de Analândia e região.

A partir deste encontro, a Prefeitura de Analândia e a equipe do Geoparque Corumbataí devem firmar novas parcerias para viabilizar a disponibilização de livros para a comunidade e para desenvolver ainda mais atividade de educação geoética e cidadã.

Você também pode adquirir um exemplar do Livro Geoparque Corumbataí, e com isso, contribuir com o desenvolvimento do Projeto.

Imagem da capa do Livro Geoparque Corumbataí, mostrando o título da obra, os nomes dos organizadores e das instituições apoiadoras e uma foto, de autoria de André Kolya, mostrando parte da Serra de Itaqueri, no município de Itirapina.