O Morro do Cuscuzeiro, localizado no município de Analândia, é classificado como morro testemunho, ou seja, uma feição de relevo que resistiu ao recuo do front da cuesta, provocada por processos erosivos, destacando-se o relevo isolado e residual na paisagem. Recebe este nome pelo seu formato, que remete à panela própria para o preparo do cuscuz, prato tradicional no interior paulista.
No local afloram rochas areníticas da Formação Botucatu, com estratificações plano-paralela e cruzada de grande porte, formadas por migração de dunas, em ambiente desértico.
O acesso é permitido pelo Projeto Pedra Viva, entidade privada que maneja e oferece atividades turísticas no local. O principal atrativo do Morro do Cuscuzeiro é a escalada, por vias amplamente conhecidas e procuradas por esportistas. O Projeto disponibiliza, ainda, outras atividades de turismo de aventura e natureza, como arvorismo, trilhas, tirolesa, passeio a cavalo, arco e flecha. Além disso, oferece adequada estrutura de camping, restaurante e piscina.