Na noite de 28 de setembro o movimento foi grande no Centro Comunitário Urbano de Corumbataí – SP. Aos poucos, representantes de diversas instituições de cidades do entorno foram chegando para se juntar aos cidadãos de Corumbataí. Era a 1ª reunião da Caravana que vai passar por 8 municípios promovendo o Projeto Geopark Corumbataí!
No início, a curiosidade tomava conta dos participantes, ansiosos por entender do que se trata o projeto. Após as apresentações iniciais, o Prof. Dr. Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociências (IGCE) da UNESP Rio Claro fez questão de mostrar que a universidade estava lá para ouvir os munícipes e contribuir com o desenvolvimento local pedindo assim que o secretário Carlos Aguiar apresentasse o potencial turístico da cidade.
A Prof. Dra. Luciana Cordeiro de Souza, da Unicamp Limeira, fez uma apresentação apaixonada sobre o significado do conceito Geopark e o poder de transformação que este modelo de gestão territorial pode trazer para a região. Em seguida, o Prof. José Eduardo Zaine, da UNESP Rio Claro, apresentou o patrimônio natural da região sob o ponto de vista científico, deixando claro o orgulho que ele sentia em participar do projeto devido às raízes de sua família no município.
Depois das apresentações, e cientes dos objetivos do projeto, o entusiasmo tomou conta do público que se apressou em fazer perguntas e contar mais sobre os atrativos naturais e culturais de Corumbataí. Ficou claro o interesse da população em contribuir para fortalecer o Projeto Geopark Corumbataí e trazer assim mais desenvolvimento sustentável para a região!
Devido ao interesse de todos, a reunião durou até quase as 22h, quando decidiu-se que os membros do Conselho Municipal de Turismo, em conjunto com as autoridades locais e demais cidadãos vão continuar os trabalhos de inventariação e desenvolvimento dos atrativos locais. Uma nova reunião será realizada em breve para se verificar os avanços nos trabalhos e definir os próximos passos a serem seguidos.