Nesta quinta-feira (10/11/16), aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Geológico de Rio Claro, localizado no Distrito de Assistência. O evento contou com a participação de pesquisadores da UNESP de Rio Claro, além de membros do setor público e da empresa que irá doar a área para o município.
O parque se concretiza a partir de uma parceria entre a UNESP, a mineração Partecal e a prefeitura. A Secretaria de Meio Ambiente de Rio Claro disponibilizou vagas de estágio para que alunos da UNESP fizessem um estudo do parque, que resultou no trabalho: “Estratégias de geoconservação aplicadas ao patrimônio geológico da Formação Irati (Rio Claro – SP)”, disponível aqui . Além desde estudo, os alunos e pesquisadores da universidade prestarão suporte científico e educativo ao parque.
Segundo o Prof. Dr. José Alexandre Perinotto, vice-diretor do IGCE da UNESP e um dos idealizadores do projeto, a proposta de um Parque Geológico em Assistência é um antigo sonho da comunidade cientifica que finalmente se concretiza.