Prefeitura de Rio Claro e Geoparque recebem escola de Jaú no Geossítio dos Mesosaurus

Turma da Eletiva “As Cores da Terra”, durante a visita. Foto: Prof. Lucas Ferreira.

Nesta sexta, 10 de novembro, o Projeto Geoparque Corumbataí realizou atividade no geossítio dos Mesosaurus de Assistência, envolvendo uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Rio Claro e com a Escola Estadual Profa. Ana Franco da Rocha Brando.

Roda de conversa com os estudantes. Foto: Prof. Lucas Ferreira.

O dia iniciou com uma visita técnica do Secretário Leandro Geniselli e equipe ao geossítio. O objetivo da visita foi monitorar o andamento dos serviços de conformação topográfica do futuro parque geológico a ser instalado no local.

Alunos observam as sequências de rochas da Formação Irati. Foto: Leandro Geniselli.

A equipe aproveitou para acompanhar a visita pedagógica da Escola Estadual Profa. Ana Franco da Rocha, que viajou de Jaú até Rio Claro para conhecer o território do Geoparque. A visita faz parte da disciplina eletiva “As Cores da Terra”, coordenada pelos Profs. Lucas (Geografia) e Adriana (Química).

Os estudantes de Ensino Médio puderam conhecer as rochas e fósseis da Formação Irati, aprendendo sobre a evolução do desenvolvimento do Planeta nos últimos 300 milhões de anos do tempo geológico. Um destaque foram os fragmentos fossilizados do réptil Mesosaurus, cuja descoberta, no século XIX, ajudou na comprovação de uma das mais importantes teorias da Geologia: a tectônica de placas.

Aluna utiliza a lupa para observar detalhes nos fragmentos fósseis de Mesosaurus. Foto: Prof. Lucas Ferreira.

A visita contou com a monitoria pedagógica da graduanda em geologia Isabela Dall’Acqua e apoio do geólogo André Kolya, da equipe do Geoparque Corumbataí. A equipe da prefeitura de Rio Claro acolheu aos visitantes de Jaú, fornecendo apoio logístico e hospitalidade.

Monitora Isabela Dall’Acqua apresenta ao grupo os mapas e figuras interpretativas, ressaltando a relevância do Geopatrimônio local. Foto: André Kolya.

A excursão seguiu para a Unesp Câmpus de Rio Claro, para conhecer o Museu de Minerais, Minérios e Rochas “Prof. Dr. Heinz Ebert” e o Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim”.

Foi uma super experiência educacional. Que esse projeto perdure por longos anos, cresça e dê muitos frutos.

Prof. Lucas Ferreira

A excursão foi muito proveitosa, sendo a participação ativa dos estudantes muito enriquecedora para a experiência. Além disso, a atividade fortaleceu a cooperação entre as equipes da Prefeitura de Rio Claro e do Projeto Geoparque Corumbataí.

Da esquerda para a direita: Secretário Leandro Geniselli, Prof. Lucas Ferreira, Geólogo André Kolya e monitora Isabela Dall’Acqua. Foto: Ricardo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: