Parabéns Rio Claro – 190 anos! Ou seriam 11.000?

Hoje, 24 de junho de 2017, Rio Claro comemora 190 anos! Parabéns cidade querida!

Mas você sabia que existem evidências de povos ocupando a região 9.000 anos a.C.?!

Pinturas rupestres em caverna (Oliveira et al., 2015).

Os sítios arqueológicos da região de Rio Claro estão entre os mais antigos do estado de São Paulo! Aproximadamente uma centena deles foram encontrados em diversos municípios da Bacia do Rio Corumbataí. São vestígios de diferentes povos que habitaram estas terras milhares de anos antes da chegadas dos europeus na América!

A região começou a ser estudada em 1959 por cientistas da Faculdade de Rio Claro (Altenfelder, Miller Jr.). Os arqueólogos encontraram diversas evidências pré-históricas como: ferramentas (plainas, facas, raspadores, machados), pontas de flecha, artefatos de cerâmicas e artes rupestres.

Artefatos líticos (Zaine; Zaine; Perinotto, 1996).

As pesquisas concluíram que a região era uma área de ocupação e de passagem. Uma confluência de caminhos graças ao relevo suave e a abundância de recursos hídricos.

Também foram feitas observações a respeito das variações paleoclimáticas. Períodos secos estariam relacionados ao maior desenvolvimento de artefatos voltados à caça enquanto em períodos de maior umidade prevalecia o extrativismo vegetal, tornando ferramentas sofisticadas menos necessárias.

Infelizmente os sítios paleontológicos da região estão abandonados e não existe nenhum local preservado para fins educativos e culturais. É muito importante que estes sítios sejam resgatados e preservados pois são aspectos fundamentais da nossa identidade.

Veja abaixo uma reportagem sobre a arqueologia na região de Rio Claro:

Referências:

ARAUJO, A. G. de M. A arqueologia da região de Rio Claro: Uma síntese. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia n. 11, p. 125–140 , 2001.

OLIVEIRA, A.M.; FARIAS, V.; COELHO, R.C.S.; RODRIGUES, L.G; MIRANDA, P.R.A.. Novo registro de sítios arqueológicos em cavernas areníticas na região de Analândia, Estado de São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Espeleologia, 33, 2015. p.13-20.

ZAINE, M. F.; ZAINE, J. E.; PERINOTTO, J. A. de J. Patrimônios naturais e história geológica de Rio Claro (SP) e região. Rio Claro: Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro, 2007. 64 p.

 

Distrito de Rio Claro recebe estação meteorológica automática

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) instalou uma estação meteorológica automática no Distrito de Ajapi. A estação fica nas dependências da Escola Agrícola e fornecerá informações em tempo real, como temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, precipitação, velocidade do vento, entre outras.

Foto: Comunicação Pref. Mun. Rio Claro

Além de beneficiar os moradores da região de Ajapi, os dados da nova estação ajudarão nas pesquisas climáticas e prevenção de acidentes.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, o município conta com outro equipamento similar no Bairro do Estádio e outras quatro estações meteorológicas convencionais no Jardim Condutta, Jardim Santa Maria, Vila Operária e Inocoop.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Rio Claro