Projeto apresentado reforça o papel da mulher no processo de fortalecimento da identidade local e do desenvolvimento sustentável na região do Geopark.

Dia 27 de outubro, ocorreu a Oficina Construindo uma Agenda de Água e Gênero para o Brasil e para a América Latina. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), pela Parceria Global pela Água (GWP) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este evento, preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, visa a delinear ações estratégicas de gênero para a ANA e para o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Participaram estudiosos de diversos países latino-americanos, como: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Nicarágua, Panamá e Peru.

A Profa. Dra. Luciana Cordeiro Fernandes, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – Unicamp, participou do evento representando o Geopark Corumbataí. A pesquisadora apresentou o projeto “Cidadania e Pertencimento Ambiental na criação do Geopark Corumbataí: o papel da mulher neste processo de ressignificação ambiental territorial“. O trabalho apresentado valoriza o papel da mulher no processo de fortalecimento da identidade local na região do Geopark.
A participação no evento internacional foi muito importante pois possibilitou a troca de experiências entre os diversos países latino-americanos. Além disso, o encontro reforça a relevância do tema Geoparks, que deve ser abordado no 8º Fórum Mundial da Água.