Nos dias 10 e 11 de julho, uma equipe multidisciplinar da instituição Fundação Santo André percorreu a região do Projeto Geopark Corumbataí, conhecendo diversos sítios naturais como cavernas, cachoeiras e afloramentos de rochas. A equipe, formada por 2 geógrafos, 3 químicos, 1 historiadora, se juntou ao geólogo Vanderlei Farias do Espeleogrupo Rio Claro (EGRIC) que os guiou durante dois dias de expedição.
O objetivo do roteiro foi fazer o reconhecimento do patrimônio natural da região para que os profissionais possam futuramente trazer grupos de universitários em viagens de estudo do meio. Os dois dias de campo foram suficientes para o grupo conhecer 6 sítios naturais, incluindo cavernas, cachoeiras, paisagens, pinturas rupestres e afloramentos rochosos.
No município de Ipeúna, o grupo visitou uma das maiores cavidades naturais da região, a Gruta do Fazendão. Nela, os participantes aprenderam mais sobre a geodiversidade e puderam também ver alguns impactos ambientais que a visitação sem controle pode causar.
Já no município de Analândia, os participantes conheceram a Toca do Índio, uma cavidade onde é possível observar pinturas rupestres estimadas em mais de 7 mil anos! São provas de que desde a pré-história, a região do Geopark Corumbataí atraiu populações humanas devido ao clima ameno e abundância de recursos naturais.
Para fechar com chave de ouro, a expedição terminou na Cachoeira do Escorrega, onde existe também um camping e restaurante. Além de se banhar nas águas das nascentes do Rio Corumbataí, também é possível a prática de boia-cross no local.
Posteriormente, o roteiro foi aplicado em um grupo de 18 alunos graduandos em geografia, com idades entre 19 e 55 anos. O resultado foi uma atividade de campo, multidisciplinar que se mostrou muito importante para desenvolver diversas habilidades e promover a troca de conhecimento entre os participantes.
Um artigo completo relatando todas as atividades e o conhecimento científico envolvidos na atividade foi publicado no Portal Expressão Geográfica: Serra do Itaqueri (SP) – A litologia e os paleoclimas na diversidade da paisagem geomórfica paulista e roteiros de natureza em atividades de aventura e ecoturismo