Projeto Geopark Corumbataí presente no COMTUR Ipeúna

Na terça-feira (22 ago), o Grupo de Estudos do Geopark Corumbataí na UNESP, esteve reunido com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Ipeúna para acompanhar a apresentação do Plano Diretor de Turismo do município. A elaboração do Plano Diretor Turístico permitirá que Ipeúna busque seu reconhecimento como Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Governo Estadual e receba recursos para investir na infraestrutura turística.

O Plano está sendo elaborado pelo COMTUR, contando com a participação da sociedade local e consultoria de uma empresa especializada. Já em fase avançada, o documento está sendo preparado de acordo com a legislação vigente e acompanhando as boas práticas do turismo sustentável.

Apresentação do Plano Diretor de Turismo. Ao fundo, painéis artísticos representando a Geodiversidade local e o mascote da cidade: Scooby.

Em Ipeúna, a Geodiversidade é o fator que mais agrega potencial turístico ao município. A Serra do Fazendão (representada no enorme mural artístico do Centro Comunitário) foi eleita pelos cidadãos como o símbolo da Identidade Ipeunense! As trilhas, cavidades naturais, paredões rochosos, artefatos líticos pré-históricos e diversos outros elementos da Geodiversidade serão o fio-condutor do desenvolvimento turístico na região.

A participação neste encontro foi muito positiva, pois pôde-se observar que o município está somando esforços em prol do desenvolvimento do turismo sustentável. Assim, tudo indica que Ipeúna está caminhando na direção de ter uma infraestrutura geoturística apta a compor um Geopark da UNESCO.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: