Geopark Bacia do Corumbataí é destaque em Fórum PENSES na Unicamp

Dia 04/04/16 aconteceu o Fórum “Geoparque: identidade geográfica, cultural e preservação ambiental”, no Auditório Centro de Convenções – CDC da Universidade Estadual de Campinas. O evento contou com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros debatendo temas como Geodiversidade, Geoconservação e Geoparques.

Na Mesa de Abertura, o Prof. Dr. José Alexandre Perinotto, vice-diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP, falou sobre a importância dos Geoparques como ferramenta de preservação da identidade e cultura local.

Durante a Mesa “Geoparques no Brasil”, o Prof. Dr. José Eduardo Zaine (Geologia UNESP Rio Claro) apresentou o potencial para geoconservação da região da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí. Foram expostas as pesquisas realizadas na universidade, como o projeto de criação de um Parque Geológico em Rio Claro (disponível aqui).

O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, apontou que a instituição já vem trabalhando nesta área e recebeu em 2015 uma sinalização positiva da UNESCO para a constituição de um Geopark na região.

O evento teve apresentação simultânea para todo o mundo através da TV Unicamp. Além disso, o Fórum recebeu cobertura da imprensa que acompanhou os trabalhos do dia e entrevistou os presentes.

%d blogueiros gostam disto: