Limeira recebe representante do Araripe Geopark no Simpósio da FCA

Limeira recebe representante do Araripe Geopark no Simpósio da FCA

A Cidade de Limeira contará com a participação do Araripe Geopark, único Geoparque brasileiro já certificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no “II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque”, que ocorre no próximo dia 30, das 9h às 17h, no Auditório UL12 da Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA (Unicamp de Limeira), localizada à Rua Pedro Zaccaria, nº 1300, no Jardim Santa Luiza.

Na ocasião, o coordenador do setor de Desenvolvimento Territorial e Geoturismo do Geopark Araripe, Prof. Mestre Eduardo Guimarães, realizará a palestra “Ações e Desafios dos Municípios para a implantação do Geoparque”, às 10h30, no dia 30 de agosto. A entrada é gratuita e aberta ao público. Aos inscritos que comparecerem será fornecido Certificado.

O Projeto Geopark Corumbataí é uma iniciativa que visa implementar um Geoparque no território da Bacia do Rio Corumbataí, do qual fazem parte os municípios de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. Após sua implantação, a próxima etapa é buscar a certificação Geopark da UNESCO. Este segundo simpósio tem o compromisso de dar continuidade às atividades realizadas junto aos oito municípios da Bacia do Corumbataí para a implementação do Geopark UNESCO neste território da Bacia.

Eduardo Guimarães explica que o Programa Geoparques Mundiais da UNESCO tem como objetivo principal o desenvolvimento regional sustentável a fim de salvaguardar o patrimônio tangível e intangível, além de fomentar alternativas e estratégias convergentes para a sustentabilidade e geração de oportunidades aos stakeholders do seu território. “Tenho a honra de participar de um importante momento de discussão da temática, apresentar o Geopark Araripe, há 12 anos o único Geoparque Mundial da UNESCO no Brasil e o primeiro das Américas. Será um momento para partilhar os resultados positivos, os nossos desafios cotidianos na gestão do território e a contínua necessidade de colaboração das diversas entidades e atores que todos os dias vivem o Cariri Cearense”, declara.

Guimarães aproveitará a oportunidade para também discorrer no simpósio sobre o Projeto Geopark Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina na Bahia, que tem a colaboração técnica do Geopark Araripe para formulação da proposta à UNESCO e apresentar o conceito do “Exercício Verde” enquanto inovadora e promissora estratégia ao desenvolvimento territorial e que vem se tornando modelo para a Rede Latino Americana e Caribenha de Geoparques (GEOLAC). “Nesta estratégia, destaca-se o Circuito de Corridas Geopark Araripe que já movimentou mais de dois milhões de reais no território e fortaleceu a cultura sustentável do estilo de vida saudável, da conservação e promoção do patrimônio local e do desenvolvimento do orgulho de pertencimento”, expõe.

O “II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque” é promovido pela Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA (Unicamp de Limeira) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas – IGCE, Campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista – UNESP e tem o apoio do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com o Grupo de Pesquisa CNPQ Aquageo Ambiente Legal, e Consórcio PCJ.

“Certamente esta será uma grande oportunidade de estreitar laços entre o Geopark Araripe e a Universidade Regional do Cariri (URCA), com os ilustres colegas e departamentos da UNICAMP e UNESP aderentes à temática”, diz, ainda, o coordenador do setor de Desenvolvimento Territorial e Geoturismo do Araripe Geopark.

Outras informações sobre o Projeto Geopark Corumbataí podem ser obtidas por meio do e-mailgeoparkcorumbatai@gmail.com, pelo número (19) 99741-6195 ou pelo por meio do whatsapp (19) 9 9287-9849.

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é Educador Físico e pesquisador em Ciências da Saúde e Ambientais; Doutorando em Ciências do Desporto e membro da Cátedra UNESCO em Geoparques Desenvolvimento Sustentável e Estilo de Vida Saudável pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos e graduado na tradicional Faculdade de Educação Física de Santos (FEFIS). É professor efetivo da Universidade Regional do Cariri no Ceará (URCA) no Centro de Ciências Biológicas da Saúde nas cadeiras de Anatomia Humana e Atividades Aquáticas, ministra ainda nas especializações de Medicina do Esporte, Nutrição Esportiva, Gestão Esportiva, Personal Training e Saúde da Família.

Nathalie Gallo – Jornalista
MTB 0082608/SP

(19) 9 9741-6195

ngallo.mestranda@gmail.com

https://geoparkcorumbatai.com.br/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: