Neste sábado (4/2/17) a equipe do Geopark Corumbataí participou do III Workshop de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), organizado pelo grupo LabTerra Ecologia da UNESP campus de Rio Claro. O evento ocorreu no Bairro Cachoeirinha, zona rural de Rio Claro e contou com a participação de produtores rurais, pesquisadores e membros do poder público.
O Workshop é teve como objetivo reunir impressões, críticas e sugestões a respeito da elaboração da Lei Municipal de PSA, a ser proposta na câmara de Rio Claro. O projeto visa oferecer vantagens ou compensações financeiras ou não para proprietários rurais que prestem serviços ambientais aos ecossistemas.
Além das atividades de reflorestamento e contenção de processos erosivos, o Geoturismo e a Geoconservação são importantes Serviços Ambientais que ajudam a trazer desenvolvimento sustentável para o município. O estabelecimento de um sistema de Pagamento por Serviços Ambientais é mais um passo que Rio Claro dá em direção à consolidação do Geopark Corumbataí.