Rio Claro sedia campeonato de Mountain Bike. O que isso tem a ver com a Geoconservação?

Largada da 3ª etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike. Foto: Ricardo Alexandre Bortoloti

A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), localizada em Rio Claro, sediou um dos mais importantes eventos ciclísticos do país. Foi a 3ª etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike. Mas o que isso tem a ver com a Geoconservação e nosso Geopark Corumbataí?

O ciclismo, tanto o esportivo quanto o cicloturismo é uma atividade que gera baixo impacto ambiental e trás inúmeros benefícios para a comunidade local, como o desenvolvimento do comércio, do ecoturismo, além de promover saúde e lazer para a população.

E porque a FEENA é tão importante? Nossa Floresta Estadual, também conhecida como Horto Florestal de Rio Claro, está situada em um terreno onde ocorre uma rocha magmática chamada Diabásio (Formação Geológica Serra Geral). Por se tratar de uma rocha extremamente resistente comparada com as outras rochas da região, a erosão esculpiu um enorme morro na região, exatamente onde foi o evento.

Organizador elogia a qualidade e a relevância de Rio Claro para o ciclismo. Note os blocos da rocha diabásio expostos na parte alta da FEENA. Foto: Robison Pagotti

Este cenário é o oposto do que ocorre na região mais central do município onde as rochas sedimentares da Formação Rio Claro fornecem um terreno plano, ideal para o ciclismo urbano. É por isso que Rio Claro é conhecida como “A Cidade das Bicicletas“.

Desta forma, existem diversos grupos ciclísticos na região. Entre as demandas destes grupos está a criação e demarcação de trilhas na FEENA. Então porque não aproveitar a infra-estrutura criada para este evento e torná-la oficial? Como já expomos, o ciclismo é uma atividade sustentável que trará um enorme ganho para o município.

Organizadores realizam limpeza das trilhas, criando importante infra-estrutura para os ciclistas. Foto: Robison Pagotti

Agora que você já entendeu a importância da bicicleta para a região de Rio Claro, que tal pegar sua bike e se juntar a nós? Seja passeando pela cidade, fazendo trilhas pelo Horto Florestal ou trabalhando pelo desenvolvimento deste segmento, vamos trabalhar para que Rio Claro seja cada vez mais a cidade das bicicletas! =)

Premiação do evento. Trazendo visibilidade para o Patrimônio Natural de Rio Claro. Parabéns a todos os participantes! Foto: Ricardo Alexandre Bortoloti
%d blogueiros gostam disto: