Graças ao potencial educativo da Serra do Itaqueri, o local foi escolhido para receber uma aula de campo dos alunos de geologia da Unesp Rio Claro
Nesta quarta (08/05), cerca de 35 alunos da Unesp Rio Claro acordaram bem cedo para mais uma aula de campo. O destino da turma foi a Serra de Itaqueri, localizada entre os municípios de Ipeúna e Itirapina.
O grupo percorreu um trajeto de 7,5 km incluindo subidas que somaram mais de 400 m! Durante o percurso, os estudantes encontraram exposições de rochas de 4 diferentes tipos. Entre as rochas identificadas, algumas foram formadas há mais de 200 milhões de anos e outras, mais recentes, há pouco mais de 50 milhões de anos.
A programação faz parte da disciplina Fotogeologia, do curso de Geologia da Universidade. O responsável pela disciplina é o Prof. Dr. José Eduardo Zaine, acompanhado pelo monitor geólogo Juan Navarro.
A atividade teve como objetivo, apresentar aos alunos noções introdutórias ao mapeamento de bacias geológicas sedimentares. Além disso, os estudantes puderam ter noções da história geológica de parte do estado de São Paulo.
A aula de campo recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Ipeúna, da Cachoeira São José/Bar do Valentim e do Projeto Geopark Corumbataí, que disponibilizou um membro da equipe para acompanhar o percurso.