II Simpósio sobre Geopark Corumbataí acontece neste mês de Agosto; confira a programação e inscreva-se!

O “II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque” acontece na sexta-feira, 30 de agosto, das 9h às 17h, no Auditório UL12 da Faculdade de Ciências Aplicadas (Unicamp de Limeira), localizada à Rua Pedro Zaccaria, nº 1300, no Jardim Santa Luiza. A entrada é gratuita e aberta ao público. Aos inscritos que comparecerem será fornecido Certificado.

O Projeto Geopark Corumbataí é uma iniciativa que visa implementar um Geoparque no território da Bacia do Rio Corumbataí, do qual fazem parte os municípios de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. Após sua implantação, a próxima etapa é buscar a certificação Geopark da Unesco. “Um Geoparque só existe se naquele território tiver pessoas com cultura e identidade. Para a implementação do Geoparque não é preciso criar novas leis. As leis que já existem continuam a vigorar normalmente”, explica a professora de Direito da Unicamp, Luciana Cordeiro de Souza Fernandes.

Este segundo simpósio tem o compromisso de dar continuidade às atividades realizadas junto aos oito municípios da Bacia do Corumbataí para a implementação do Geopark UNESCO neste território da Bacia. A programação pode ser encontrada no site http://geoparkcorumbatai.com.br/ ou na página do evento no Facebook. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/FN6VFgS2x2uKpyZR9.

Entre os palestrantes, haverá a presença do representante do Araripe Geopark UNESCO, único Geopark brasileiro já certificado pela UNESCO, localizado no estado do Ceará, sendo que atualmente há 147 Geoparks no mundo, distribuídos em 41 países.

O “II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí para criação de Geoparque” é promovido pela Faculdade de Ciências Aplicadas – FCA (Unicamp de Limeira) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas – IGCE, Campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista – UNESP e tem o apoio do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com o Grupo de Pesquisa CNPQ Aquageo Ambiente Legal, e Consórcio PCJ.

Para este evento foram convidados os Prefeitos e Vereadores dos oito municípios da Bacia, Deputados Estaduais e Federais, Secretários Municipais e de Estado, Membros das Comunidades Acadêmicas das universidades UNESP, UNICAMP e USP, Associações e Entidades de Classe e Profissionais, ONGs, Clubes de Serviço, Empresas diversas com sede e desenvolvimento de atividades na região.

Outras informações sobre o Projeto Geopark podem ser obtidas por meio do e-mail: geoparkcorumbatai@gmail.com ou pelo número de whatsapp (19) 9 9287-9849.

Acompanhe abaixo a programação completa do evento:

NathalieGallo – Jornalista
MTB 0082608/SP

(19) 9 9741-6195

(19) 9 9287-9849 (WhatsAPP)

ngallo.mestranda@gmail.com

https://geoparkcorumbatai.com.br/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: