Analândia inaugura turnê de divulgação do Livro Geoparque Corumbataí

Nesta quarta, 25 de janeiro, a equipe do Projeto Geoparque Corumbataí esteve em Analândia para iniciar a turnê de divulgação do Livro do Geoparque Corumbataí, lançado em novembro de 2022.

Foto em uma sala de reuniões com 5 pessoas em pé, em frente de uma foto aérea do município de Analândia. As pessoas estão segurando o Livro do Geoparque Corumbataí, o brasão de Analândia e uma bandeira do Projeto Geoparque Corumbataí. Da esquerda para a direita: Secretário Odair Mistro, Secretária Letícia Duz, Professora Mariselma Zaine, Prefeito Paulo Franceschini e Geólogo André Kolya.
Da esquerda para a direita: Secretário Odair Mistro, Secretária Letícia Duz, Professora Mariselma Zaine, Prefeito Paulo Franceschini e Geólogo André Kolya.

A equipe foi calorosamente recepcionada pelo Prefeito Paulo Henrique Franceschini, pela Secretária de Turismo, Juventude, Esporte, Lazer e Cultura, Ana Letícia Tristão Duz e pelo Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Odair José Argentino Mistro.

Durante a reunião, a equipe do Geoparque fez uma retrospectiva das ações do projeto em Analândia e apresentou a relevância do município dentro do livro. A relação do Projeto com Analândia começou em 2017 e, desde então, foram desenvolvidas diversas visitas, pesquisas científicas, excursões e materiais educativos.

Páginas abertas do Livro Geoparque Corumbataí, mostrando uma grande foto destacada com relevo de serras e morros testemunhos ao final de tarde e, ao lado, um texto descritivo do Geossítio Morro do Cuscuzeiro, um mapa de localização e uma ficha de informações para visitação.
Paisagens de Analândia são um dos maiores destaques do Livro. Na foto, uma das imagens destacadas do livro, mostrando os Morros Testemunhos do Cuscuzeiro e Camelo.

Analândia está representada no Livro em 15 fotos, 4 geossítios e diversos mapas e informações ambientais, culturais e socioeconômicas. O município se destaca por abrigar a nascente do Rio Corumbataí, pelas paisagens de serras e morros testemunhos (como os Morros do Cuscuzeiro e Camelo) e pelas áreas de recarga e nascentes do Aquífero Guarani.

O Livro tem grande potencial de uso na Educação, como fonte de informações para professores e alunos, que poderão aprender sobre as características do território e a evolução da história natural, sempre pautadas nas atributos propios do município, fortalecendo, assim, o sentimento de pertencimento da comunidade.

Imagem do Brasão de Analândia, que é composto, entre outros itens, por uma imagem do Morro do Cuscuzeiro.
A paisagem dominada pelo Morro do Cuscuzeiro está presente até no Brasão do município.

Além disso, o Livro é uma excelente lembrança para os turistas que visitam o território levar para casa e presentear amigos e parentes. A divulgação orgânica deve aguçar cada vez mais pessoas a conhecer as belezas e patrimônios de Analândia e região.

A partir deste encontro, a Prefeitura de Analândia e a equipe do Geoparque Corumbataí devem firmar novas parcerias para viabilizar a disponibilização de livros para a comunidade e para desenvolver ainda mais atividade de educação geoética e cidadã.

Você também pode adquirir um exemplar do Livro Geoparque Corumbataí, e com isso, contribuir com o desenvolvimento do Projeto.

Imagem da capa do Livro Geoparque Corumbataí, mostrando o título da obra, os nomes dos organizadores e das instituições apoiadoras e uma foto, de autoria de André Kolya, mostrando parte da Serra de Itaqueri, no município de Itirapina.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: