Caminhada na Serra marcará comemoração ao Dia do Geoturismo

Marcando a volta dos eventos presenciais, será comemorada no sábado, 16/04/2022, mais uma edição do Dia Latinoamericano e Caribenho do Geoturismo. A iniciativa conta com o apoio da Rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparques e do Escritório Regional de Ciências para a América Latina e Caribe da UNESCO.

O Roteiro

Aqui no território do Projeto Geoparque Corumbataí a data será comemorada com uma agradável caminhada pela Serra de Itaqueri. As trilhas, de classificação fácil, vão percorrer percorrer cerca de 10 km, passando pelo mirante do Tucano, mirante da Pedra Moída e pelo impressionante Mirante do Gorila, com seus 90 metros de altura. Após a caminhada teremos um descanso merecido na Cachoeira São José. Na parte da tarde iremos conhecer o Morro do Fogão onde se avista o Cruzeiro do Facão. Esse mirante é o ponto mais alto da Serra do Itaqueri com 1.100 m de altitude que tem uma vista incrível da Serra.

A saída será às 06h00 em Piracicaba, de onde seguiremos de van para o ponto de inicio da trilha. Nossa caminhada inicia às 08h30, saindo da cachoeira São José, e retornamos em torno das 13h nesse mesmo local onde teremos um tempo livre para se refrescar. Às 14h30 seguimos para conhecer o Morro do Fogão de onde se avista o Cruzeiro do Facão. Haverá tempo livre para explicações sobre a Geodiversidade da região e também para tirar muitas fotos. Final de tarde, retorno para Piracicaba com previsão de chegada às 18h00.

Como Participar

A caminhada está sendo organizada pela agência de ecoturismo Nas Nuvens, em parceria com o Projeto Geoparque Corumbataí, que participará da caminhada levando muita informação sobre Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação. O valor da inscrição é de R$ 150,00 por pessoa, incluso Transporte em van executiva, Lanchinho de bordo, Guia certificado CADASTUR e Seguro viagem. Para se inscrever, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (19) 98127-8879 ou pelo e-mail contato@nasnuvensturismo.com.br. Para mais informações, acesse o site da agência clicando aqui.

Geossítio Cachoeira São José, um dos pontos que serão visitados durante a caminhada, com espaço para descansar, tirar fotos, e tomar banho de cachoeira. O local conta com banheiros e venda de bebidas e alimentos.

Sobre o Dia Latinoamericano e Caribenho do Geoturismo

O objetivo da data comemorativa é gerar momentos que transformem positivamente a comunidade, considerando toda a riqueza natural e histórica dos países latinoamericanos e caribenhos, incluindo a grande diversidade cultural, social e econômica. Os esforços compartilhados na região ressaltam os benefícios que este tipo de turismo implica para o desenvolvimento econômico e social das comunidades, ressaltando o valor da geodiversidade dos territórios, considerados como destinos turísticos a serem promovidos.

A iniciativa do Dia Latinoamericano e Caribenho do Geoturismo contribui com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Em especial os ODS 3 Saúde e Bem Estar; ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 17 Alianças e Meios e Implantação; entre outros.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, muitos dos quais são beneficiados pelas atividades desenvolvidas pelos Geoparques.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: