GEO-Caminhada e Live marcam o GEODIA no Geoparque Corumbataí

Neste sábado, 30 de abril de 2022, o Projeto Geoparque Corumbataí contribuiu com duas atividades no GEODIA 2022. Inicialmente, às 8h00 fizemos uma caminhada pela região do Parque Municipal Lago Azul, em Rio Claro. Em seguida, às 10h00, o Prof. Dr. Alexandre Perinotto, proferiu uma palestra em Live pelo canal no YouTube da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo).

Participantes da caminhada do GEODIA 2022 posam para foto em frente ao lago formado pelas nascentes do Córrego da Servidão, um dos principais cursos d'água do município de Rio Claro.
Participantes da caminhada do GEODIA 2022 posam para foto em frente ao lago formado pelas nascentes do Córrego da Servidão, um dos principais cursos d’água do município de Rio Claro.

Durante a caminhada, os participantes puderam conhecer como as rochas do território do Geoparque Corumbataí são usadas no desenvolvimento da cidade. Além disso, o grupo também conversou sobre os Aquíferos da região e sobre os rios de Rio Claro, em especial o Córrego da Servidão, cujas nascentes ficam justamente na área do Parque Lago Azul.

Geólogo André Kolya, da equipe do Projeto Geoparque Corumbataí, mostrando para os participantes onde estão as rochas observadas durante a caminhada.

Por fim, a equipe do Projeto conversou com os presentes sobre Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação, explicando mais sobre o conceito de Geoparques.

Em continuidade, a palestra proferida pelo Prof. Perinotto, fez uma verdadeira viagem no tempo e no espaço pela Geologia do estado de São Paulo. Na Live, promovida pela Febrageo, o Prof. destacou a Geodiversidade que está registrada no território do Projeto Geoparque Corumbataí.

As duas atividades proporcionaram aos participantes um vasto conhecimento sobre a Geodiversidade do território Corumbataí, desde a história natural até a relação entre a Geologia e sociedade. O evento também foi muito importante para divulgar o Projeto Geoparque Corumbataí para a comunidade. Assim, o projeto conta com cada vez mais apoiadores e parceiros!

A equipe do Projeto agradece à Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro, ao Serviço Geológico do Brasil, à Sociedade Brasileira de Geologia e à Febrageo pela organização e apoio em mais esse GEODIA. Agradecemos ainda mais a todas as pessoas que prestigiaram nosso evento! Até 2023!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: