Caravana Geopark Corumbataí passa por Analândia

Público prestigiando a 2ª Edição da Caravana Geopark Corumbataí

2ª Edição da Caravana Geopark Corumbataí foi um grande momento de trocas com a participação de toda a sociedade.

No dia 4 de dezembro a 2ª edição da Caravana Geopark Corumbataí desembarcou em Analândia para mais uma rodada de consultas públicas. Realizado no Centro Cultural, a noite contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas. Participaram a população, membros do poder público e empresários de diversos municípios, incluindo Corumbataí, Rio Claro, São Carlos e Limeira.

Prefeito Jairo Mascia dá boas-vindas ao público presente
Prefeito Jairo Mascia dá boas-vindas ao público presente

O evento iniciou com a mensagem de boas-vindas do prefeito Jairo Mascia e do Prof. José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro. Em seguida, foi exibida uma apresentação sobre aspectos da história, cultura e diversidade natural do município.

A Profa. Luciana Cordeiro (FCA Unicamp) apresentou ao público sua experiência com Geoparks, mostrando o que são e como beneficiam a região. O Prof. José Eduardo Zaine (UNESP Rio Claro) mostrou um lado menos explorado da natureza: antigos registros da história do Planeta Terra, que são as rochas, solos, fósseis, paisagens e outros elementos da Geodiversidade. Por fim, o Prof. Perinotto concluiu que, aplicado na Bacia do Corumbataí, o modelo de Geopark integrará os municípios, incluindo e beneficiando a todos.

Apresentação da Profa. Luciana Cordeiro da FCA Unicamp Limeira
Apresentação da Profa. Luciana Cordeiro da FCA Unicamp Limeira

Após as apresentações, a palavra foi aberta aos demais presentes para que todos pudessem se manifestar. A Sra. Marisa Zanarelli e o Sr. Oldair Calchi falaram um pouco sobre os problemas enfrentados pela população e as esperanças que o projeto trás para o local. O pós-doutorando Frederic Pouget falou sobre os importantes vestígios arqueológicos encontrados na região e como esse material pode ser usado na educação.

Equipe agradece a realização do evento
Equipe agradece a realização do evento

Por fim, o Prof. Perinotto entregou as fichas de cadastro de pontos de interesse ao Prefeito, que se encarregou de providenciar um grupo de trabalho para acompanhar o desenvolvimento do Projeto Geopark Corumbataí. Para agradecer pela participação e organização do evento, o diretor convidou o mestrando André Kolya para presentear o município com o Quebra-Cabeça do Patrimônio Natural da Bacia do Corumbataí.

Entrega do Quebra-Cabeça do Patrimônio Natural da Bacia do Corumbataí
Entrega do Quebra-Cabeça do Patrimônio Natural da Bacia do Corumbataí

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: