Estudantes da UNESP apresentam TCC sobre patrimônio natural do Geopark Corumbataí

Trabalhos apresentados estimulam a proteção e a valorização do patrimônio geológico no Geopark Corumbataí.

Neste mês, 2 alunos do grupo de Geoconservação da UNESP Rio Claro apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os TCCs foram feitos em geossítios do inventário do Geopark Corumbataí contribuindo para as pesquisas do grupo.

Apresentação da aluna Fernanda Bertuluci
Apresentação da aluna Fernanda Bertuluci

A aluna Fernanda Bertuluci, direcionou seu estudo a 6 geossítios muito visitados por alunos e pesquisadores. Em seu trabalho, ela analisou e determinou o risco de degradação cada local frente à fatores naturais e antrópicos. O resultado do estudo permitiu classificar a vulnerabilidade desse patrimônio geológico para identificar os pontos mais críticos. Estes dados devem ser utilizados para a tomada de decisões na gestão do patrimônio.

A banca avaliadora foi composta pelo orientador Prof. José Eduardo Zaine, a paleontóloga Profa. Rosemarie Rohn Davies e pelo doutorando Flávio Rodrigues. Em seus apontamentos, a Profa. Rosemarie comentou que geoconservação atualmente é uma área das Geociências que permeia as demais. Assim, é importante que a Geoconservação esteja sempre presente de forma integrada nos estudos em Geociências.

O aluno Leonardo Lessi focou sua monografia em um sítio da geodiversidade: o Morro do Cuscuzeiro, em Analândia – SP. O trabalho foi feito de forma interdisciplinar com a área da educação. O produto final foi um painel interpretativo, que deve ser instalado na base do Morro do Cuscuzeiro. O grande número de visitantes que passará pelo painel poderá entender melhor o que é e qual a importância da geodiversidade.

TCC do aluno Leonardo Lessi
TCC do aluno Leonardo Lessi

O graduando foi avaliado pelo orientador Prof. José Eduardo Zaine, a pedóloga Vania Silvia Rosolen e pelo mestrando André de Andrade Kolya. A banca avaliadora pode conferir uma pré-versão do painel em tamanho ampliado e tecer sugestões à respeito.

Os dois estudantes apresentaram seus trabalhos e responderam às questões dos presentes. Ambos foram aprovados graças ao bom trabalho desenvolvido e estão aptos a seguir na vida acadêmica ou profissional atuando na área de Geoconservação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: