Caravana Geopark Corumbataí em Ipeúna

A Caravana Geopark Corumbataí de Ipeúna foi uma troca de experiências com a população de Ipeúna, contribuindo para o desenvolvimento participativo e horizontal das estratégias de Geoconservação na Bacia do Rio Corumbataí.
Público presente na Caravana Geopark Corumbataí em Ipeúna
Parte do público presente na Caravana Geopark Corumbataí em Ipeúna

Começando 2018 com muita energia! Dia 23 de janeiro a Caravana do Projeto Geopark Corumbataí esteve na cidade de Ipeúna! O evento começou às 18h no Centro Comunitário Armando Zamboni, com participação de cerca de 30 pessoas. Entre os presentes, estavam membros do poder público, do conselho de turismo (Comtur), empreendedores locais, proprietários rurais, estudantes e professores.

O evento iniciou com a mensagem de boas-vindas dos organizadores do evento, do prefeito José Antônio de Campos e do Prof. José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro. Em seguida, a representante do Comtur Juliana Scotton apresentou aspectos da história, cultura e diversidade natural do município.

Juliana Scotton, membra do Conselho de Turismo e de família há gerações em Ipeúna apresenta a história e os patrimônios do município
Juliana Scotton, membra do Conselho de Turismo e de família há gerações em Ipeúna, apresenta a história e os patrimônios do município.

A paixão que eu sinto pela Arqueologia vem desde meus antepassados que, arando a terra para plantio, achavam artefatos pré-históricos e guardavam em coleções.

A apresentações continuaram com o Prof. José Eduardo Zaine (UNESP Rio Claro) mostrando as marcas que a evolução da Terra deixou ao longo dos milhões de anos. São as rochas, as paisagens, os recursos naturais e outros elementos que compõe a Geodiversidade. do Geopark Corumbataí.

A Profa. Luciana Cordeiro (FCA Unicamp) apresentou ao público sua experiência com Geoparks, mostrando o que são e como beneficiam a região. A Profa. estimulou os presentes a trabalhar em conjunto e de forma criativa para desenvolver o projeto na forma de Geoprodutos e Geoserviços voltados ao Geopark e seus visitantes.

Fala da Profa. Luciana Cordeiro, instigando os presentes a se orgulharem da Geodiversidade da região e usá-la como inspiração para diferentes empreendimentos
Fala da Profa. Luciana Cordeiro, instigando os presentes a se orgulharem da Geodiversidade da região e usá-la como inspiração para diferentes empreendimentos.

O Prof. Perinotto concluiu as apresentações afirmando que o modelo de Geopark integrará os municípios, incluindo e beneficiando a todos. Após as apresentações, a palavra foi aberta aos demais presentes para que todos pudessem se manifestar. Em seguida, o Grupo de Trabalho do projeto distribuiu ao Comtur as fichas para cadastro de pontos de interesse no Projeto Geopark Corumbataí. O Conselho de Turismo também recebeu um exemplar do Quebra-Cabeça do Geopark Corumbataí.

Grupo de Trabalho entrega Mapa e Quebra-Cabeça do Geopark Corumbataí ao município de Ipeúna
Grupo de Trabalho entrega Mapa e Quebra-Cabeça do Geopark Corumbataí ao município de Ipeúna.

Para acompanhar o Projeto Geopark Corumbataí, siga nossa página no Facebook: Projeto Geopark Corumbataí

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: